Locação

LOCAÇÃO AGORA NA ELO8!

Para melhorar ainda mais, a ELO8 conta com o setor de locação!

1. Como funciona a locação?

Uma locação ou aluguel é um negócio jurídico onde uma das partes cede à outra a posse de um bem de sua propriedade em troca de um pagamento.

Ou seja, locar é um processo jurídico em que uma pessoa cede a outra o uso de um bem em troca de um pagamento. Assim, ao locar um apartamento, por exemplo, você cede seu apartamento a outra pessoa, em troca de pagamentos. Um contrato de locação serve, justamente, para oficializar esse processo.

Locação

Clique aqui e veja algumas locações no nosso site!

2. Qual a diferença entre locação e aluguel?

Locação é um contrato bilateral, contrato pelo qual uma das partes cede à outra o uso de bem móvel ou imóvel ou se compromete a lhe fornecer serviços, por prazo certo ou indeterminado, mediante o pagamento de certa quantia. Já aluguel é a remuneração do contrato de locação pelo uso do imóvel.

3. Lei do Inquilinato

A lei nº 8.245, de 18 de outubro de 1991, conhecida informalmente como Lei do Inquilinato, é a legislação que trata dos regramentos acerca da locação de imóveis urbanos dentro do território nacional. Morar de aluguel é uma realidade cada vez mais presente para famílias brasileiras.

De acordo com a lei do inquilinato, são definidos três tipos de locação que são caracterizadas através da finalidade do aluguel, sendo então: residencial, não residencial e temporada.

Como sabemos, a locação imobiliária é uma atividade econômica. O dono de uma casa, terreno, apartamento etc. decide locar a propriedade para ganhar financeiro. Sendo assim, é justo que ele exija garantias ao inquilino, para ter a segurança de que terá os seus interesses preservados.

Locação

De acordo com especialistas do ramo imobiliário a melhor garantia locatícia é a fiança, porém nos últimos tempos, a figura do “fiador” tornou-se uma espécie rara na sociedade.

Sendo assim, a locação de obra é uma etapa fundamental para uma boa construção. Ela contribui para a correta dimensão da obra de acordo com o projeto. Além disso, permite que os elementos estruturais sejam locados de maneira correta, evitando problemas estruturais e retrabalho.

Quais as principais vantagens para utilização do método do gabarito para locar?
Este tipo de locação é indicado para obras de pequeno porte e com poucos elementos a serem locados. Sua principal vantagem é a menor quantidade de material (estacas e tábuas) utilizado.

4. A importância do contrato de aluguel

  • O que deve constar no contrato de aluguel:
  • Nome, endereço e qualificação das partes
  • Valor do aluguel e o índice de reajuste
  • Garantia de locação
  • Descrição das despesas
  • Destinação do imóvel
  • Período de vigência
  • Termo de vistoria.

Como qualquer outra transação imobiliária, alugar imóvel exige a apresentação de uma série de documentos. A lista pode variar um pouco de acordo com a imobiliária.

Mas as principais são:

  • CPF
    RG
    Comprovante de residência
    – Comprovante de renda

Veja AQUI os imóveis de locação!

Locação

Gostou deste post? Clique aqui e veja os melhores bairros para comprar o primeiro imóvel?