Meu Imóvel Vai Valorizar?

Valorização do Imóvel

O mercado imobiliário tem espaço para todos. Desde aquele casal iniciando sua vida em família, até o empresário proprietário de diversos imóveis. E nesse universo todos podem ter ganhos com a valorização de imóveis.

Acontece que saber disso é uma tarefa que requer conhecimento de especialistas para saber do potencial de valorização de determinadas regiões e empreendimentos.

Além de questões particulares e específicas que podem influenciar nesse processo, nós buscamos auxílio com o conhecimento do Corretor Especialista Lucas Capella para encontrar meios de análise seguros que possam gerar um prognóstico realista da situação do imóvel.

Como é a região do imóvel?

A região ou bairro do qual ele está inserido é de grande influência na sua potencialidade de valorização, se possui investimento de infraestrutura, seu grau de violência e o perfil dos frequentadores/moradores do local, e se existem problemas desses tópicos, como estão sendo resolvidos? Possuem atenção do governo local?

A análise do índice de criminalidade não só do bairro, mas de seus anexos, de acordo com as vias de acesso e negócios ali já instalados influenciam muito. Junto disso, observe a mobilidade urbana, as vias de acesso e o quão próximo de avenidas arteriais ele está, como é o transporte público, os pontos de táxi, se há rodoviárias, etc.

Verifique a estrutura da construção

A região pode influenciar no imóvel, mas se você possuir um imóvel com qualidade, em bom estado e livre de intempéries. Observe bem a qualidade no material, estude sua planta baixa, busque informações com os responsáveis pela construção. Se estiver adquirindo um lote/terreno, procure estudar as legislações sobre locais, DM ( Declaração Municipal) e vizinhança.

Analise a possibilidade de expansão

O centro de expansão da cidade acompanha as tendências de mercado e espaço físico dela, um exemplo é o que acontece hoje em Porto Alegre, a quantidade e relevância de empreendimentos recém-concluídos ou em construção nas proximidades é um indicativo de expansão, pois demonstra o interesse de outras empresas em determinada região. De forma geral, fique atento as movimentações de mercado referentes à região do imóvel.

Você conhece o plano diretor da cidade?

O Plano Diretor está definido no Estatuto das Cidades como instrumento básico para orientar a política de desenvolvimento e de ordenamento da expansão urbana do município. Isso quer dizer que toda construção passa por uma aprovação da prefeitura, onde se verifica se o imóvel está nos requisitos de desenvolvimento e expansão. Um exemplo é a região próxima do aeroporto, da qual não se pode construir torres acima de determinada altura, pois prejudicaria os procedimentos aéreos.

Dito isso, com base no plano diretor teremos previsão mais assertiva do desenvolvimento da região que esta sendo analisada.

Muita coisa? Deixe com o especialista!


O risco de um investimento imobiliário deve ser mínimo, e para isso consulte sempre seu corretor, de preferência que domine sobre o assunto ou tenha um bom networking para lhe indicar possíveis profissionais ou até mesmo lhe  aconselhar da melhor maneira de como investir em determinada região ou imóvel.

Se você ficou com alguma dúvida, nos questione, estamos a sua disposição para lhe auxiliar.

Fale conosco ☎: (51) 3022.4848
Prefere WhatsApp? Acesse aqui 📲http://bit.ly/faleconoscoselo8